Carolina despertou para um potencial já existente e pouco explorado: suas riquezas naturais. O município maranhense é conhecido como “Paraíso das Águas” e tem grandes atrações históricas e naturais no sul do Maranhão. Além disso, possui diversos atrativos naturais, tais como, inscrições rupestres, praias fluviais, rios perenes e diversas cachoeiras, inserindo-se no Parque Nacional da Chapada das Mesas.

Desde o início de sua colonização e durante o curso de sua história, a cidade de Carolina se constituiu de elementos significativos para a memória da região pelo legado histórico, educacional, etnográfico, assim como, por seus relevantes acontecimentos e personagens que a construíram, sendo considerada nos seus tempos áureos como a “Princesa do Tocantins”.

Seu valioso patrimônio é constituído de bens naturais: reservas ambientais, rios, praias fluviais, sítios arqueológicos, rios perenes, cachoeiras e paisagens deslumbrantes; bens culturais (manuscritos, impressos, fotografias, objetos, gravuras, pinturas, mobiliários, objetos litúrgicos, indumentárias) e bens imóveis (igrejas, casarios), todos de valor imensurável para a memória do município.

Stand Up Paddle no rio Tocantins

Todo esse potencial histórico você aprende visitando o Museu Histórico de Carolina. Em oito salas o turista entra na história do município desde os primórdios, até os dias atuais, onde é mostrado todo potencial ecológico da cidade. Existe também uma exposição temporária que faz um retrospecto das crenças e religiões, passado do catolicismo, ao espiritismo e todos os seus desdobramentos.

Stand Up Paddle no rio Tocantins é nova experiência em Carolina

Stand Up Paddle no rio Tocantins

Stand Up Paddle no rio Tocantins

Cínthia Noleto Ayres Guimarães Lucena é a administradora de empresas e guia de turismo. Atualmente tem 32 anos e junto com Agnaldo dos Santos Lucena- seu marido, veterinário e guia de turismo, com 47 anos de idade deram início em 2010 às atividades da agência Torre da Lua.

Cinthia é Carioca, mas há mais de 8 anos reside em Carolina, afirma que iniciou a comercialização de pacotes para atividades de SUP – Stand Up Paddle, no rio Tocantins, por acreditar que esta atividade além de promover o bem estar físico e emocional do praticante, iria também servir de ação de sensibilização quanto à necessidade de proteção dos recursos naturais da cidade.

Os passeios de Stand Up Paddle no rio Tocantins custam R$50,00 por pessoa, são realizados todos os dias da semana das 8:30 às 10:00 e das 17h às 18h30. Na atividade é disponibilizado ao participante: prancha, colete salva-vidas e um condutor que dará as orientações sobre segurança, equipamentos e como iniciar na atividade.

Mesmo para quem não participa diretamente, essa atividade é revigorante. As que são realizadas no período da tarde possibilitam turistas praticantes e observadores assistirem ao espetáculo do majestoso por do sol, que deita seus raios ás margens do lago formado pelas águas desse belíssimo rio. Aliás, o rio Tocantins destaca-se por ter sido, entre as décadas de 30 a 60, a principal rota comercial e de integração entre cidades dos Estados do Maranhão, Pará e o antigo estado Goiás, atual Tocantins. Hoje, a relevância histórica deste rio é cada vez mais valorizada com as atividades contemplativas e de esporte de natureza experienciadas por visitantes de todo país.

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Fotos: Adilson Zavarize

http://www.qualviagem.com.br