Como já dizia Casimiro de Abreu:

“Oh que saudades que tenho

Da aurora da minha vida,

Da minha infância querida

Que os anos não trazem mais…”

Esse sentimento de nostalgia sempre ocorre quando lembro dos momentos de infância na Praia de Filadélfia do Rio Tocantins, ou na Ilha dos Botes … Leves momentos, com amigos e família…
Vista de Carolina pela praia
Travessia em barco tipo “voadeira”
Travessia em barco tipo “voadeira”
Em dezembro de 2006, o IBAMA emite a Licença de Instalação, autorizando o início da construção da UHE Estreito, no Rio Tocantins. Em setembro de 2009, o desvio do Rio Tocantins é realizado pela estrutura do vertedouro. Em maio de 2010 marca o início da construção da barragem. Dezembro de 2010 acompanhamos o enchimento do reservatório da UHE Estreito. Em 2012 a UHE Estreito passa a oferecer ao Brasil, em sua capacidade total, 1.087 MW de “energia limpa e renovável”…

Não foi fácil visualizarmos nossas praias de águas correntes, com areia branquinha, e inúmeros babaçus “afogados” ! Sentimento de ansiedade, desconfiança… Ouvimos muitas promessas, várias destas, contidas, ainda hoje, em palavras vazias e em centenas de papéis… A praia permanente de Carolina, nunca aconteceu, a orla passando pela Rua Imperatriz nunca terminada… As melhores terras, inundadas…Tratamento do esgoto, só projetos.. Saída do homem do campo para a cidade…Especulação imobiliária… Há os que souberam aproveitar de informações privilegiadas… há o sertanejo… que perdeu sua terra e seu norte…
Céu de Julho
A vida realmente é uma dicotomia…. Como uma vez meu amigo me disse: “pés no chão e cabeça nas alturas, no Criador ” ! Fé, esperança, sabedoria e ação…

Em Julho de 2011, surge a ideia de contratar um barco tipo voadeira, detalhe que foi às 12:00, para irmos ao encontro do Rio Canabrava, pois segundo meu pai, com o enchimento do reservatório do Rio Tocantins conseguiríamos chegar bem mais próximos da Serra Torre da Lua, propriedade em que hoje realizamos caminhadas… Para nossa surpresa, ele estava certo… foi impressionante a chegada…Sensação de que estávamos desbravando…Chegamos vermelhos do sol em casa e cheios de planos… Bem, mas em outro momento falaremos mais a respeito desse passeio…
Iguaria: Tambaqui frito
Após 5 anos, desde o enchimento do reservatório, sinto- me mais tranquila e feliz em levar minha família a Praia de Filadélfia.
Atualmente, o Ceste construiu uma praia permanente (antes só havia praia no período da seca, quando o nível das águas do Rio Tocantins baixava e surgiam os bancos de areia). A praia encontra-se sinalizada com placas marcando a área segura para banho e controle da qualidade da água, própria para banho…
Existem inúmeras barracas de alimentação, inclusive uma com rede de internet sem fio para uso dos clientes !
Durante o mês de Julho, o movimento dos jovens acontece ali, bandas de forró eletrônico, sertanejo universitário trazem alegria durante o dia e a noite.
Para quem gosta de tranquilidade, ir durante a semana e baixa temporada.
Vale a pena visitar e contemplar o pôr do sol…
15 de agosto de 2015
Aguardem, pois em breve estaremos com prática de caiaques e stand up !

Experimentar e vivenciar minhas palavras escritas, espero que não sejam “vazias” como citado anteriormente, mas sim cheias de verdade e emoção !

Vamos saudar ao sol no Rio Tocantins ! ? Te espero em breve !

Fonte: http://www.uhe-estreito.com.br/